Este insight é baseado em seu livro "Where Good Ideas Come From".
Vale a pena conferir!
Este blog tem o objetivo de compartilhar conhecimento referente à Disciplina de Engenharia de Software e Gerência de Projetos da turma de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Anhanguera de Campinas/SP - Unidade 3 - 1° sem/2011.
Email: tadses012011@googlegroups.com
Cleiton Urban Silva RA: 0991003417
João Ricardo Rigotti RA: 0950132
Murilo de Oliveira Santos RA: 0909350095
Otavio Henrique Mafra Almeida RA: 0931457717
Washington Diego da Silva RA: 0901351470
Visão geral:
O software de controle de hospedagem do hotel irá automatizar as funcionalidades do hotel. O sistema irá controlar a entrada e saída dos hospedes, possibilitará a reserva de quartos através da internet. O sistema deve controlar também o estoque elaborando relatórios para que seja possível gerenciar de maneira detalhada e organizada suas finanças.
Requisitos Funcionais:
O sistema deve gerir as seguintes ações:
- Funcionários: Controla cadastro e fluxo de hospedes (entrada e saída), Consumo produtos e dependências.
- Gerente: gerencia compra e estoque de produtos, gera relatórios financeiros que serão entregues entre determinados períodos determinado.
- Cliente: Insere requisição da locação via Web.
Requisitos não funcionais:
- Banco de Dados MySQL.
- Linguagem de Programação JAVA/WEB.
- Sistema Operacional Linux/Windows.
Ferramentas de Comunicação:
Entrevista, e gravação.
Integrantes
Allan Diego Alves Dal Colletto - 0959526403
Kleber Martins - 0970475207
Leandro Cleriston - 0837413
TGB Solution
Camila Santos Soprano RA: 0934462597
Elisângela Ribeiro Campos RA: 0991003700
Fabio Barros Mateus RA: 0901404282
Juliana Teixeira de Muno RA: 0901350583
Tatiane Helena Pinaffi RA: 0970463119
Engenharia de Software
Visão Geral do Sistema
O principal objetivo do sistema é aperfeiçoar e simplificar o gerenciamento de um hotel através de um sistema on-line onde teremos as seguintes funcionalidades e características:
· Controlar a locação de quartos, tendo como opções: reservado, locado e disponível;
· Opção de reserva on-line, em até 48 horas antes da data da reserva e mediante pagamento com cartão de crédito;
· Cadastro de clientes como usuário em serviço online;
· Cadastrar clientes no sistema no check in;
· Cadastrar os produtos/serviços oferecidos pelo hotel;
· Controle dos gastos dos clientes incluindo locação e produtos/serviços, com pagamento feito somente em dinheiro ou cartão de crédito no check out;
· Emissão de nota fiscal eletrônica via site da Receita Federal;
· Gerenciamento de promoções para clientes freqüentes;
· Cadastro de funcionários e usuários do sistema e suas permissões de acesso no sistema;
· Emissão de Relatórios: de movimentação de caixa, freqüência de consumo de serviços/produtos, freqüência de locação, entre outros;
Requisitos Funcionais do Sistema
· RF001 – O Sistema deve possibilitar o cadastramento dos dados do cliente no check in, bem como alteração e exclusão;
· RF002 – O Sistema deve permitir o cadastramento dos dados do cliente online, bem como alteração e exclusão;
· RF003 – O Sistema NÃO deve permitir cadastros duplicados de cliente;
· RF004 – Cliente poderá fazer reserva online;
· RF005 – O Sistema deve possibilitar o cadastramento de produtos/serviços oferecidos pelo hotel, bem como alteração e exclusão;
· RF006 – O Sistema deve possibilitar o cadastramento de funcionários, bem como alteração e exclusão;
· RF007 - O Sistema deve possibilitar o cadastramento de usuários e suas permissões no sistema, bem como alteração e exclusão;
· RF008 – O Cliente somente poderá fazer a reserva ou ckeck in após cadastro/consulta dos seus dados no sistema;
· RF009 – O sistema deve permitir que o Cliente faça reserva de quarto(s) em qualquer período;
· RF010 – Em caso de reserva online o Cliente devera fazer-la em até 24 horas antes da data desejada e efetuar o pagamento somente por cartão de crédito;
· RF011 – Para isto, são necessários os seguintes dados do cliente para cadastro no sistema: Nome, RG, CPF, endereço e Cartão de crédito;
· RF012 – Neste momento, é averiguado se existe quarto disponível no período solicitado. Caso positivo, é feita a reserva do quarto mediante o pagamento do preço total da estadia e é enviada à confirmação para o Cliente;
· RF013 – Caso negativo é informado ao Cliente a não disponibilidade do quarto;
· RF014 – O sistema deve permitir o cancelamento da reserva, disponibilizando o quarto, caso o Cliente solicite em até 24 horas antes da data da reserva;
· RF015 – O sistema deve permitir a emissão da conta ao Cliente e a disponibilização do quarto para limpeza, no momento em que ele solicitar a sua saída;
· RF016 – O sistema deverá emitir um aviso a equipe de limpeza e manutenção toda vez que um quarto for desocupado;
· RF017 – O sistema deve permitir a disponibilização do quarto, quando este estiver limpo;
· RF018 _ O sistema deverá efetuar o gerenciamento da disponibilidade de quartos controlando as reservas realizadas, os quartos ocupados, quartos em manutenção e os quartos livres;
· RF019 _ O sistema deve permitir o registro do pagamento da conta. Ao efetivar o pagamento é gerado um recibo para o cliente;
· RF020 _ O sistema deverá permitir pesquisa por quartos disponíveis;
· RF021 _ O sistema deverá vetar que duas reservas sejam realizadas para o mesmo quarto na mesma data;
· RF022 _ O sistema deverá apresentar filtros de pesquisa por quartos disponíveis para facilitar a escolha do cliente;
· RF023 _ Quartos reservados, ocupados ou em manutenção devem ser identificados como indisponíveis para locação, não permitindo assim novas hospedagens ou reservas;
· RF024 _O sistema deve possibilitar o cadastro de serviços/produtos disponíveis aos hóspedes (por ex, produtos do frigobar do quarto, toalhas p/ piscina, sauna, massagem, etc). bem como alterar ou excluir apenas pela gerencia;
· RF025 _O sistema deve possibilitar que funcionários do hotel possam registrar todos os consumos de produtos/serviços do hóspede (Por ex, o que foi consumido do frigobar do quarto, quantidade de toalhas p/ piscina utilizadas, massagem,etc);
· RF026 _Para controle de tais gastos, o sistema deve emitir um recibo de retirada/uso dos mesmos em duas vias que deverão ser assinadas pelo hóspede (uma via para o hotel e outra para o hóspede);
· RF027 _Na hora do check-out, o sistema deverá emitir um extrato com todos consumos de serviços/produtos para que o hóspede faça a conferencia e o recepcionista encerre a conta;
· RF028 _Em caso de algum erro no lançamento dos consumos somente a gerencia poderá fazer alterações;
· RF029 _O sistema só receberá pagamentos em dinheiro ou cartão;
· RF030 _Após o pagamento, automaticamente deverá ser emitida nota fiscal via site da Receita Federal para o hóspede até o fim do dia;
· RF031 _Gerenciamento de promoção p/ clientes frequentes.
· RF032 _Serviços de reserva de quarto on-line (com pagamento antecipado via Cartao Credito)
Requisitos Não Funcionais do Sistema
· RNF001 – Cliente deve apresentar algum documento (RG/CPF/Certidão de Nascimento) para cadastro/hospedagem.
· RNF002 – Os dados do hóspede são confidenciais, e, portanto, devem trafegar cifrados tanto na rede interna do hotel quanto em módulos de reserva via internet.
· RNF003 – As informações das datas e quartos disponíveis devem estar disponíveis para consulta do cliente a qualquer momento e em tempo real.
· RNF004 – Emissão obrigatória de Nota Fiscal.
· RNF005 – Não haverá plano de fidelidade, prêmios só serão concedidos quando a gerencia achar conveniente.
· RNF006 – Emissao nota fiscal eletronica pelo site da Receita Federal.
· RNF007 – Relatorios de movimentação de caixa, frequencia de consumo de serviços/produtos, frequencia de locação, entre outras.
Ferramentas de Comunicação: Entrevistas, onde foram esclarecidos pontos importantes do sistema.