quinta-feira, 14 de abril de 2011

ATPS_3º Etapa

ATPS_3º Etapa

Metodologias, técnicas e ferramentas da gerência de projetos.

Flávio Roberto Pereira_0991003869
Tatiane Regina Baldin_0940481012
Jhonata Camargo_0950246
Rafael Gonçalves_0901341313
Edilson Junior_0901397652
Allan Colletto_0959526403
Kleber Martins_0970475207


• Desenvolvimento de software

Na computação, o desenvolvimento de software é o ato de elaborar e implementar um sistema computacional, isto é, transformar a necessidade de um utilizador ou de um mercado em um produto de software.
Também é entendido como a aplicação dos processos da engenharia de software combinados com a pesquisa das necessidades do produto para desenvolver software.
É difícil avaliar se a engenharia (de software) ou o Marketing é o maior responsável pelo sucesso ou falha de um produto de software para satisfazer as expectativas do consumidor. Por isso é importante entender tanto os processos quanto as facilidades de colaboração entre a engenharia e o marketing em todo o processo de desenvolvimento.

• Definição do escopo do projeto

O escopo descreve todos os produtos de um projeto, os serviços necessários para realizá-los e resultados finais esperados. Descreve também o que é preciso fazer para que alcance seus objetivos com os recursos e funções especificados.

• Requisitos

Requisitos definem as capacidades que o sistema deve apresentar. Normalmente, a adequação ou não do sistema ao conjunto de requisitos determina o sucesso ou o fracasso dos projetos. Assim, é importante descobrir quais são os requisitos do sistema, descrevê-los, organizá-los, e rastrear os eventos que provocam as suas mudanças. Dessa forma, define-se Gerenciamento de Requisitos como:
Uma abordagem sistemática de elucidar, organizar e documentar os requisitos do sistema; e
Um processo que estabelece e mantém um contrato entre cliente e a equipe de projeto sobre as mudanças de requisitos do sistema.

• Desenvolvimento

Um processo de desenvolvimento de software é um conjunto de atividades, parcialmente ordenadas, com a finalidade de obter um produto de software. É estudado dentro da área de Engenharia de Software, sendo considerado um dos principais mecanismos para se obter software de qualidade e cumprir corretamente os contratos de desenvolvimento, sendo uma das respostas técnicas adequadas para resolver a Crise do software.

• Testes

Uma das fases mais importantes do projeto, nela buscamos fornecer informações sobre sua qualidade em relação ao contexto em que ele deve operar.
No teste são envolvidas ações que vão do levantamento de requisitos até a execução do teste propriamente dito.

• Implantação

Acompanhamento constante para total adaptação ao sistema, instalação do software junto ao cliente.
Será feito um acompanhamento com os usuários de modo que estes consigam sanar dúvidas que surjam após o uso do software.
Toda implantação de software altera a rotina da empresa, causa estress nos funcionários e caso não for bem executada gera dor de cabeça no futuro, gerando prejuízos para ambos os lados, contratante e contratado.

• Gerência de Riscos do Projeto
Em desenvolvimento de software, em geral, não se leva em conta que:
 Pessoas adoecem
 Ferramentas de desenvolvimento têm bugs e nem sempre são fáceis de usar
 Desenvolvedores rendem menos que o esperado
 Os requisitos são instáveis e incompletos no momento de se dar preço e prazo

• Integração externa

- Entre os usuários / clientes e equipe de projeto.
- Reuniões freqüentes.
- Prototipação.
- Ter um usuário sempre junto à equipe.

• Integração interna

- Entre membros da equipe de desenvolvimento.
- Maior importância se tecnologia é nova para a equipe.
- Reuniões para troca de experiência técnica.

• Planejamento formal

- Plano detalhado de projeto, atividade por atividade.
- Fácil de implementar em projeto de alta estruturação.
- Difícil em caso de baixa estruturação porque não se sabe direito o que deve ser feito.

• Tipos de risco:
1. Engenharia de produto (riscos técnicos) – questões técnicas que possam atrapalhar o projeto: hardware ou software básico inadequado
2. Ambiente de desenvolvimento (riscos metodológicos) – escolha de técnicas inadequadas, metodologia obsoleta ou recente demais
3. Restrições de projeto (riscos organizacionais) – excesso de política, troca de patrocinadores, prazos inviáveis

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