quinta-feira, 14 de abril de 2011

Gerência de Projetos ATPS 3ª Etapa

Camila Santos Soprano RA: 0934462597

Elisângela Ribeiro Campos RA: 0991003700

Fabio Barros Mateus RA: 0901404282

Juliana Teixeira de Muno RA: 0901350583

Tatiane Helena Pinaffi RA: 0970463119


Análise
Levantamento da necessidade existente e definição da forma que o software a ser criado deverá solucionar esta necessidade.

Divisões da etapa de análise
Levantamento de informações
Levantamento de informações com o usuário. O analista faz uso de muitas entrevistas com o usuário para descobrir as necessidades existentes.
 Desenho de processo (Use Cases)
Realizado com os dados colhidos no levantamento de informações. É uma demonstração gráfica da forma de funcionamento do negócio descrito pelo usuário.
 Modelagem de Dados (MER)
Tendo o desenho de processo sido realizado parte-se para o modelo de dados. A criação do modelo de dados irá novamente se utilizar das informações obtidas durante o levantamento, mas poderá também ter necessidade de novas informações e obrigar o analista a retornar para a etapa de levantamento.
 Modelagem do sistema (DFD/CLASS/SEQUENCE)
Feita a modelagem de dados, modela-se o sistema que irá manipular esses dados. Pode-se utilizar DFDs, típicos da análise estruturada, ou diagramas de classe e Sequence, típicos da análise orientada a objetos.
 Prototipação
Modelo das telas do sistema que tem por inteção obter do usuário a aprovação da navegabilidade do sistema e da forma como suas funcionalidades serão visualmente implementadas.
 Definições finais
Tendo obtido a aprovação do usuário para o desenho de processo e o protótipo a fase de análise encontra-se concluida em sua etapa mais formal.

Codificação
A etapa de codificação envolve o desenvolvimento em si do projeto.

Testes
Os testes se dividem em 5 tipos :
– Teste de bancada
– Teste de qualidade
– Teste de Stress
– Teste de Segurança
– Homologação.

Implantação
– Treinamento para os usuários
– Trabalho em paralelo com aplicações existentes quando necessário
– Migração de dados de bancos de dados existentes quando necessário.

Produção
– Fornecer suporte ao uso da aplicação
– Inspecionar logs de eventos gerados pela aplicação identificando possíveis problemas em produção
– Montar uma linha base de performance para a aplicação
– Conhecer as características da aplicação de forma a poder auxiliar a equipe de suporte no planejamento do remanejamento da aplicação em relação aos servidores da empresa.
– Apontar para a equipe de desenvolvimento problemas de performance na aplicação.










Cronograma



















Riscos

Uma maior preocupação com os riscos do projeto, a identificação mais clara destes riscos e dos impactos possíveis e do planejamento para o seu tratamento, permite que os impactos negativos, caso ocorram, sejam reduzidos. Por meio da abordagem de tratamento de riscos, pode-se obter um índice de sucesso em projetos muito maior, com a geração de resultados otimizados.

Risco 1
Evento de Risco
Alteração dos requisitos por parte do cliente resultando na elevação dos custos e gerando atraso nas alterações que deverão ser feitas, conseqüentemente ocasionando atraso na entrega do projeto final.
Solução
Acordo entre as partes para definir se o projeto será entregue na data sem sofrer alterações,se será entregue após a data definida no contrato alterando o custo do projeto (hora extra dos desenvolvedores).

Risco 2
Evento de Risco
Software necessário para implementar o banco de dados necessário para a operação do sistema.
75% de chance de que o software não esteja disponível.
90% de chance de que o software, se disponível, terá um desempenho fraco
O desenvolvimento não terminará em tempo, a qualidade final do projeto será comprometida se a tecnologia não for instalada propriamente
Solução
Encontrar um parceiro que possa prover a nova tecnologia.

Risco 3
Evento de Risco
Infra-estrutura de desenvolvimento (espaço físico, ferramentas de software e hardware) não disponível nos momentos delimitados no plano do projeto. Ampliação do espaço físico, Impossibilidade de aumentar a equipe para trabalhar em módulos em paralelo
Solução
Negociação de infra-estrutura com a gerência da TI local

Risco 4
Evento de Risco
Dificuldade de comunicação devido à distribuição geográfica da equipe
Ferramentas de comunicação indisponíveis; necessidades de reuniões
presenciais.
Atraso no cronograma devido à coordenação do trabalho
Solução
•Reuniões presenciais e virtuais de acompanhamento do projeto;
•Utilização de ferramentas para compartilhamento de documentação e interação entre os membros do projeto.

Risco 5
Evento de Risco
Indisponibilidade dos usuários das áreas de negócio para levantamento de informações durante os requisitos.
Viagens (usuários têm reuniões fora da sede da empresa), férias programadas, outras atividades.
Atraso no cronograma devido a dificuldade de agendamento e realização de reuniões
Solução
•Garantir o comprometimento dos gerentes
•Definir um responsável pela agenda de entrevistas - flexibilizar

Nenhum comentário:

Postar um comentário