sexta-feira, 13 de maio de 2011

ATPS - ETAPA 4

TGB Solution

Camila Santos Soprano RA: 0934462597

Elisângela Ribeiro Campos RA: 0991003700

Fabio Barros Mateus RA: 0901404282

Juliana Teixeira de Muno RA: 0901350583

Tatiane Helena Pinaffi RA: 0970463119

Engenharia de Software

Visão Geral do Sistema

O principal objetivo do sistema é aperfeiçoar e simplificar o gerenciamento de um hotel através de um sistema on-line onde teremos as seguintes funcionalidades e características:

· Controlar a locação de quartos, tendo como opções: reservado, locado e disponível;

· Opção de reserva on-line, em até 48 horas antes da data da reserva e mediante pagamento com cartão de crédito;

· Cadastro de clientes como usuário em serviço online;

· Cadastrar clientes no sistema no check in;

· Cadastrar os produtos/serviços oferecidos pelo hotel;

· Controle dos gastos dos clientes incluindo locação e produtos/serviços, com pagamento feito somente em dinheiro ou cartão de crédito no check out;

· Emissão de nota fiscal eletrônica via site da Receita Federal;

· Gerenciamento de promoções para clientes freqüentes;

· Cadastro de funcionários e usuários do sistema e suas permissões de acesso no sistema;

· Emissão de Relatórios: de movimentação de caixa, freqüência de consumo de serviços/produtos, freqüência de locação, entre outros;

Requisitos Funcionais do Sistema

· RF001 – O Sistema deve possibilitar o cadastramento dos dados do cliente no check in, bem como alteração e exclusão;

· RF002 – O Sistema deve permitir o cadastramento dos dados do cliente online, bem como alteração e exclusão;

· RF003 – O Sistema NÃO deve permitir cadastros duplicados de cliente;

· RF004 – Cliente poderá fazer reserva online;

· RF005 – O Sistema deve possibilitar o cadastramento de produtos/serviços oferecidos pelo hotel, bem como alteração e exclusão;

· RF006 – O Sistema deve possibilitar o cadastramento de funcionários, bem como alteração e exclusão;

· RF007 - O Sistema deve possibilitar o cadastramento de usuários e suas permissões no sistema, bem como alteração e exclusão;

· RF008 – O Cliente somente poderá fazer a reserva ou ckeck in após cadastro/consulta dos seus dados no sistema;

· RF009 – O sistema deve permitir que o Cliente faça reserva de quarto(s) em qualquer período;

· RF010 – Em caso de reserva online o Cliente devera fazer-la em até 24 horas antes da data desejada e efetuar o pagamento somente por cartão de crédito;

· RF011 – Para isto, são necessários os seguintes dados do cliente para cadastro no sistema: Nome, RG, CPF, endereço e Cartão de crédito;

· RF012 – Neste momento, é averiguado se existe quarto disponível no período solicitado. Caso positivo, é feita a reserva do quarto mediante o pagamento do preço total da estadia e é enviada à confirmação para o Cliente;

· RF013 – Caso negativo é informado ao Cliente a não disponibilidade do quarto;

· RF014 – O sistema deve permitir o cancelamento da reserva, disponibilizando o quarto, caso o Cliente solicite em até 24 horas antes da data da reserva;

· RF015 – O sistema deve permitir a emissão da conta ao Cliente e a disponibilização do quarto para limpeza, no momento em que ele solicitar a sua saída;

· RF016 – O sistema deverá emitir um aviso a equipe de limpeza e manutenção toda vez que um quarto for desocupado;

· RF017 – O sistema deve permitir a disponibilização do quarto, quando este estiver limpo;

· RF018 _ O sistema deverá efetuar o gerenciamento da disponibilidade de quartos controlando as reservas realizadas, os quartos ocupados, quartos em manutenção e os quartos livres;

· RF019 _ O sistema deve permitir o registro do pagamento da conta. Ao efetivar o pagamento é gerado um recibo para o cliente;

· RF020 _ O sistema deverá permitir pesquisa por quartos disponíveis;

· RF021 _ O sistema deverá vetar que duas reservas sejam realizadas para o mesmo quarto na mesma data;

· RF022 _ O sistema deverá apresentar filtros de pesquisa por quartos disponíveis para facilitar a escolha do cliente;

· RF023 _ Quartos reservados, ocupados ou em manutenção devem ser identificados como indisponíveis para locação, não permitindo assim novas hospedagens ou reservas;

· RF024 _O sistema deve possibilitar o cadastro de serviços/produtos disponíveis aos hóspedes (por ex, produtos do frigobar do quarto, toalhas p/ piscina, sauna, massagem, etc). bem como alterar ou excluir apenas pela gerencia;

· RF025 _O sistema deve possibilitar que funcionários do hotel possam registrar todos os consumos de produtos/serviços do hóspede (Por ex, o que foi consumido do frigobar do quarto, quantidade de toalhas p/ piscina utilizadas, massagem,etc);

· RF026 _Para controle de tais gastos, o sistema deve emitir um recibo de retirada/uso dos mesmos em duas vias que deverão ser assinadas pelo hóspede (uma via para o hotel e outra para o hóspede);

· RF027 _Na hora do check-out, o sistema deverá emitir um extrato com todos consumos de serviços/produtos para que o hóspede faça a conferencia e o recepcionista encerre a conta;

· RF028 _Em caso de algum erro no lançamento dos consumos somente a gerencia poderá fazer alterações;

· RF029 _O sistema só receberá pagamentos em dinheiro ou cartão;

· RF030 _Após o pagamento, automaticamente deverá ser emitida nota fiscal via site da Receita Federal para o hóspede até o fim do dia;

· RF031 _Gerenciamento de promoção p/ clientes frequentes.

· RF032 _Serviços de reserva de quarto on-line (com pagamento antecipado via Cartao Credito)

Requisitos Não Funcionais do Sistema

· RNF001 – Cliente deve apresentar algum documento (RG/CPF/Certidão de Nascimento) para cadastro/hospedagem.

· RNF002 – Os dados do hóspede são confidenciais, e, portanto, devem trafegar cifrados tanto na rede interna do hotel quanto em módulos de reserva via internet.

· RNF003 – As informações das datas e quartos disponíveis devem estar disponíveis para consulta do cliente a qualquer momento e em tempo real.

· RNF004 – Emissão obrigatória de Nota Fiscal.

· RNF005 – Não haverá plano de fidelidade, prêmios só serão concedidos quando a gerencia achar conveniente.

· RNF006 – Emissao nota fiscal eletronica pelo site da Receita Federal.

· RNF007 – Relatorios de movimentação de caixa, frequencia de consumo de serviços/produtos, frequencia de locação, entre outras.

Ferramentas de Comunicação: Entrevistas, onde foram esclarecidos pontos importantes do sistema.

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