quinta-feira, 3 de março de 2011

[ATPS] Atps (1ª Etapa) - Equipe de projeto

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS
UNIDADE III

Thiago luciano STEFANELLI – ra 0941464430
joão paulo de souza santos – ra 0970475006
ATPS – ENGENHARIA DE SOFTWARE
Relatório 01 – Equipe de Projeto
O projeto utilizará quatro profissionais da área de TI: Gerente de projetos, Arquiteto de sistemas, Analista de requisitos e Programador.
Gerente de projetos (João)
As habilidades e a experiência necessárias para desempenhar o papel Gerente de Projetos dependem do tamanho e da complexidade técnica e de gerenciamento do projeto. A formação acadêmica não oferece preparação completa para o Gerente de Projetos de TI, de acordo com quem está na área.
· Liderança, capacidade de comandar e de motivar pessoas, trabalhar em equipe, assessorar e resolver problemas, atuando como catalisador de decisões. E, ainda, gerenciar conflitos interpessoais, planejar e acompanhar resultados, estabelecer comunicação clara, direta e objetiva. São desejáveis também carisma, entusiasmo, criatividade, flexibilidade e disciplina.
· É necessário ter experiência no domínio do aplicativo e no desenvolvimento de software
· habilidades de análise e gerenciamento de riscos, estimativa, planejamento e análise de decisões
· habilidades de apresentação, comunicação e negociação
· ter boa capacidade de gerenciamento de tempo e triagem e um histórico de decisões acertadas tomadas rapidamente em situações de stress
· objetivo na definição e avaliação do trabalho, assegurando a participação de toda a equipe
· compartilhar a visão de arquitetura, mas ser pragmático no escopo e na implementação de planos e completamente honesto na avaliação dos resultados
· ter como objetivo agregar valor ao cliente na forma de software que atenda (ou ultrapasse) às expectativas do cliente.
Arquiteto de sistemas (Thiago)
O arquiteto de sistemas é responsável pela concepção, desenho e desenvolvimento da arquitetura dos sistemas. A formação exigida pelo mercado para esta função é geralmente: Ciência da computação e engenharias.Dentre as suas responsabilidades estão:
· determinar as necessidades de todas as pessoas envolvidas ou afetadas por qualquer mudança num sistema de informação;
· garantir que os requerimentos sejam consistentes, completos, corretos e operacionalmente definidos;
· realizar análises da relação custo/benefício para determinar a melhor forma de atender a um requerimento;
· organizar os algoritmos (e outros processos) em módulos discretos de forma a minimizar a comunicação entre módulos e entre usuários e módulos;
· organizar os sistemas em camadas de subsistemas e componentes que podem ser gerenciados por apenas um responsável subordinado ao arquiteto;
· criar um procedimento de testes, em conjunto com os desenvolvedores e usuários, para garantir que o nível de qualidade inicialmente proposto para o sistema seja alcançado;
· gerar esboços, modelos, protótipos e manuais de usuário, com o objetivo de manter os desenvolvedores e usuários constantemente atualizados, das decisões tomadas para permitir a construção do sistema.
Analista de requisitos (João)
Um Analista de Requisitos trabalha para levantar, analisar, documentar e validar as necessidades do cliente dentro de um projeto de software. Essas necessidades são inicialmente ouvidas do cliente como funcionalidades - ou seja, idéias ou desejos de como o sistema deve funcionar - e normalmente são transformadas em requisitos funcionais e não-funcionais.
Podemos dizer que um requisito funcional é uma funcionalidade reescrita para ter três características: clareza de conteúdo, ausência de ambiguidade e em linguagem mais formal. Em outras palavras, um requisito deve ser claro, formal e não-ambíguo. A formação exigida pelo mercado para esta função é geralmente: Análise de sistemas ou similares.
Programador (Thiago)
O programador ou desenvolvedor de software é responsável pela parte prática, construção dos algoritmos e o desenvolvimento do software. Sal função é muito importante dentro do projeto. Suas principais atribuições são:
· listar ou ler as especificações de programas, detalhadas por um analista de requisitos, e que mostram passo a passo as tarefas que o computador precisa executar;
· analisar o problema e a melhor forma para solucioná-lo;
· preparar diagramas para mostrar a seqüência de procedimentos a ser adotada pela máquina;
· codificar essas instruções para uma linguagem de computador;
· depois de prontas e implantadas as instruções, o programador deve testar todo o sistema, através de simulação, para verificar falhas e possíveis adequações;
· se houver acessórios (impressoras, placas de fax) conectados ao sistema, reescrever os programas de controle desses acessórios para que se tornem compatíveis com as novidades;
· testar todas as modificações até que não haja mais problemas e conferir sua eficiência com o analista de sistemas.

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