quinta-feira, 17 de março de 2011

[Seminário] Introdução ao Mantis

Faculdade Anhanguera de Campinas 5º TADS


Introdução
ao
Mantis


Nome: Jhonata S. C. Camargo RA: 0950246
Rafael Gonçalves 0901341313


Mantis

O Mantis é uma ferramenta Open Source cujo principal objetivo é registrar e acompanhar os bugs encontrados em um projeto, desde o seu nascimento até o seu fechamento. Neste cenário, o ciclo de vida gerenciado pelo Mantis inicia-se quando um bug é registrado; as fases seguintes são empregadas para a confirmação, correção, revisão e o fechamento do bug. Cada bug recebe um número seqüencial único a fim de identificá-lo durante as operações de consulta, relatórios e modificações. Por outro lado, diversas informações são agregadas ao bug durante as fases que compõem o seu ciclo de vida, como por exemplo, status, prioridade, severidade, comentários, anexos, etc.

Porquê usar Mantis?

O Mantis é adequado para manter um histórico e evolução da resolução de bugs em projetos de hardware/software. Os utilizadores podem inserir novos bugs, ver os bugs a serem resolvidos, os bugs já resolvidos, a documentação associado à resolução do bug e por fim analisar os dados estatísticos gerados automaticamente pelo sistema. Sendo licenciando com GPL, é um sistema aberto, que evita as dependências e limitações normalmente associados a sistemas proprietários. Conta também com uma grande comunidade de colaboradores. Além de gerir os dados sobre os bugs, de forma simples e prática, também alerta (notifica) os utilizadores através de mensagens de correio eletrônico, bem como atua no papel de RSS Feeder ao qual os utilizadores podem-se ligar para irem seguindo as evoluções mais recentes no estado do projeto e dos seus bugs.


Entre as diversas funcionalidades oferecidas pelo Mantis, devemos destacar as seguintes:

• Pode ser executado em qualquer plataforma que suportar PHP/Apache (Windows, Linux, Mac, Solaris, AS400/i5, etc);
• Suporta vários bancos de dados (MySQL, MS SQL, PostgreSQL);
• Suporta múltiplos mecanismos de autenticação (Interna, LDAP, HTTP Basic, Active Directory); • Traduzido em 68 línguas diferentes (incluindo "portugues_brasil");
• Criação ilimitada de projetos e relatos de defeitos;
• Controle de acesso e níveis de permissões para os usuários;
• Ciclo de vida dos defeitos (worflow) personalizável;
• Gerador interno de relatórios e gráficos (possibilidade para exportar os dados nos formatos CSV, Excel e Word);
• Mecanismo para a criação de campos personalizáveis (custom fields);
• Notificações por email automáticas ou por meio de RSS Feeds;
• Integração com ferramentas de controle de versões (Subversion e CVS);
• Interface Webservice (SOAP) para integração com outras ferramentas;
• MantisWAP – Suporte a dispositivos móveis (funcionalidade paga);



Objetivos

Os principais objetivos deste projeto são o de produzir e manter um simples e leve sistema de gestão de bugs. A inclusão de novas funcionalidades e/ou o aumento da complexidade são modulares e altamente configuráveis, sempre com o propósito de evitar que os utilizadores tenham que lidar com desnecessárias incoerências ou complexidades do aspecto visual do sistema. O produto é desenhado de raíz para ser facilmente modificável, customizável e atualizável. Qualquer pessoa com conhecimentos de nível intermédio em PHP e com experiência em bases de dados MySQL deverá ser capaz de adaptar e personalizar o Mantis de acordo com as suas necessidades e expectativas.
Benefícios
Ao ser distribuído com a licença GPL, torna-se um sistema livre e aberto, no qual trabalham além da equipe de desenvolvimento também toda uma comunidade de utilizadores. Esta comunidade é muito mais rápida e contribuir com novas funcionalidades e a resolver falhas ou erros do sistema do que se fosse um sistema proprietário. Também não apresenta qualquer custo de aquisição, já que é disponibilizado de forma grátis. É independente do browser HTML que os utilizadores usem, e requer somente do lado do servidor um servidor HTTP de páginas HTML, a linguagem PHP e o motor de base de dados MySQL.
É instalado em menos de 15min, seja em plataformas Windows, Linux ou em outras que recorram a sistemas operacionais bem conhecidos. Apresenta uma gestão de utilizadores e uma gestão de projetos bastante simples e intuitiva, além de ser muito prático na gestão dos bugs. É altamente configurável, podendo adaptar-se rapidamente e eficazmente à grande maioria dos projetos.




Requisitos

Encontram-se aqui detalhados os requisitos de hardware e software para a correta utilização desta solução.

Hardware

O servidor deve ser capaz de gerir a carga nos acessos HTTP e as queries SQL à base de dados.
Uma instalação limpa do Mantis requer 2 MB de espaço no sistema de arquivos, e a base de dados MySQL irá requer mais espaço adicional. Uma instalação típica com 2.000 bugs e uma pequena carga de arquivos em anexo ocupa entre 10 a 20 MB de espaço em disco. O espaço de armazenamento necessário vai depender largamente do tamanho dos arquivos anexados aos bugs ou associados à documentação dos projetos.

Software

O Mantis depende somente de:
• Servidor de Páginas HTML (recomenda-se o servidor Apache HTTP).
• Linguagem PHP 4.0.6 ou superior.
• Motor de base de dados MySQL 3.23.2 ou superior.
• Browser HTML (recomenda-se o Mozilla Browser ou o Firefox).



Bibliografia


Referência Endereço URL
Site Oficial do Mantis http://www.mantisbt.org/

Mantis @ SourceForge http://sourceforge.net/projects/mantisbt/

Demonstração Oficial do Mantis http://mantisbt.sourceforge.net/mantis/

Manual Oficial do Mantis http://manual.mantisbt.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário