Seminário - TADS 5 FAC 3 - Eng. de Software e GP -
Resumo
Ferramentas para Gerência de Projetos
Resumo
Ferramentas para Gerência de Projetos
Nome: Tiago Luis RA: 0924437995
Nome: Wilian Gomes RA:0919453818
Campinas, 03 de Fevereiro de 2011
Características Gerais da Ferramenta
Tipo: Gerência de Projetos.
Interface Gráfica: Simples
Tipo de Licença: Paga
Acessibilidade: Desktop
Intercambio: Gannt Project
Utilitários: Calendário
Emissões: Relatórios
• Descrição
• O Microsoft Project Professional é um programa da linha Office que tem como principal objetivo tornar o gerenciamento de tarefas e equipes um processo mais fácil. Com ele, pode-se montar um quadro completo de objetivos que devem ser alcançados por cada membro de uma empresa, incluindo tempo de duração de cada projeto e a quem ele deve ser atribuído. O software é especialmente útil quando se trabalha com prazos muito apertados, em que a diferença de alguns dias ou até mesmo horas podem prejudicar totalmente os resultados obtidos. Além de atribuir limites de tempo para o início e o fim de um projeto, pode-se atribuir a lista de recursos e pessoal disponível, tudo isso de forma descomplicada.
• Para facilitar o gerenciamento de dados, o programa dispõe de diversos modos de visualização, incluindo o diagrama de Gantt, tarefas no formato de calendário e gráficos que indicam a evolução das diferentes tarefas. Além disso, ele conta com um prático sistema de estatística que permite pensar em formas de melhorar a gerência de tarefas, repensar prazos ou até mesmo dispensar funcionários incapazes de cumprir os limites de tempo estabelecidos.
Requisitos
• Ms Project é uma ferramenta desktop, portanto, precisa ser instalada na máquina do usuário, como é desenvolvida em Java, pode rodar sobre várias plataformas, como GNU/Linux, Microsoft Windows, e outras plataformas suportadas pela JRE.
Registro e Licenciamento
• Para realizar o download do Microsoft Project Professional e instalá-lo em seu computador é preciso ter uma identidade na Live da Microsoft.
• Alguns sites disponibilizam o download do software porem os links trata-se de uma ferramenta gratuita somente para teste no periodo de 60 dias
Instalação
• Após efetuar o download deve efetuar o registro para avaliação, anotar a chave do produto (Product key) para referencia futura, em seguida você recebera 3 emails com recursos para guiá-lo no manuseio da ferramenta.
Observações
• O Microsoft Project Professional é o tipo de programa que dispõe de tantas opções que chega a surpreender até mesmo quem já o utiliza há muito tempo. Ao permitir trabalhos a partir do zero ou planilhas pré-existentes, o aplicativo se mostra uma opção muito versátil, capaz de gerenciar totalmente o desempenho de uma empresa de qualquer porte.
CRIANDO UM PROJETO SIMPLES
Vamos criar um projeto simples para apresentar como usar o MS Project. O exemplo abaixo se refere às etapas de construção de uma pequena casa, sua duração (está apresentada em semanas, mas poderia ser em horas, dias, meses etc) e as tarefas que precedem cada uma delas.
Código Atividade Precedência Imediata Tempo
(Horas)
A Verificar partes com defeito (com a máquina em operação) - 8
B Desmontar a máquina deixando as partes sobre a fundação A 10
C Transportar partes da máquina até a oficina de reparo B 4
D Desmontar fundação antiga C 6
E Consertar as partes da máquina na oficina C 18
F Construir nova fundação D 15
G Transportar partes reformadas até a fábrica E 4
H Montar a máquina G 15
I Posicionar máquina montada sobre a nova fundação H, F 3
J Efetuar os teste finais I 2
Criando um Novo Projeto
O processo de criação de um novo projeto no MS Project segue o padrão dos demais programas da Microsoft. Após abrir o programa, você já estará em um novo projeto. Entretanto, a tela de inicial de informações sobre o projeto não é apresentada. Para isso, no Menu Principal, clique na opção Project (Projeto) e selecione Project Information... (Informação sobre o Projeto...). Estando em um projeto existente ou se quiser iniciar um outro projeto, clique na opção File (Arquivo) do Menu Principal e depois selecione New (Novo). Será criado um projeto em branco e a tela inicial de informações sobre o projeto será apresentada.
Nesta tela você deverá fornecer a data de início (Start date) e/ou término (Finish date) do projeto, que data considerar para início da agenda (Schedule from), a data atual (Current date), a data de status (Status date), o calendário (Calendar) e a prioridade do projeto.
Start date (Data de início) – data de início do projeto
Finish date (Data de término) – data de término do projeto. Inicialmente contém a data atual. Após a entrada de dados conterá a data de término do projeto, conforme calculado pelo programa. Caso se deseje que o programa efetue os cálculos na modalidade do “fim para o início”, deve-se preencher este campo e também o campo seguinte. Observe que o preenchimento deste campo é mutuamente exclusivo em relação ao campo Start date (Data de Início), conforme escolha a ser feita no campo apresentado a seguir.
Schedule from (Agendar a partir de) – determina a data a considerar para montar a agenda (a Data de início ou a Data de término). Os cálculos para obter as datas das tarefas da rede são feitos com base nesta opção.
• • Project Start Date (Data de Início do Projeto): os cálculos são feitos do início para o final da rede
• • Project Finish Date (Data de Término do Projeto): os cálculos são efetuados do fim para o início da rede.
Current date (Data atual) – data atual de acordo com o relógio do computador
Status date (Data de status) – data da coleta dos dados de andamento do projeto (custos)
Calendar (Calendário) – especifica os dias da semana e horários a serem considerados na agenda. O calendário padrão (Standard), por exemplo, considera os seguintes dias/horários de serviço: segunda a sexta, das 08h00 às 17h00, com intervalo para almoço entre as 12h00 e 13h00. Estas informações do calendário padrão podem ser alteradas pelo usuário – conforme apresentado na seção Calendário de Trabalho (pág. 19)
Priority (Prioridade) – indica a prioridade do projeto. Deve ser um número de 0 a 1000. Quanto maior o número maior a prioridade. Esta informação é utilizada quando o MS Project tem que decidir quanto à alocação de um recurso a um projeto ou outro.
O botão Statistics... apresenta estatísticas sobre o projeto, tais como: data de início e término, duração, trabalho e custo – para maiores detalhes.
É importante notar que você pode criar um projeto dando como ponto de partida a data de início desejada ou a data de término. Neste último caso, o MS Project parte da data em que o projeto deverá estar pronto e vai retroagindo. Esta opção é útil quando temos uma data limite para a conclusão do projeto e queremos ter uma idéia de quando começar, de modo que o prazo seja cumprido.
Após preenchida esta tela inicial, será apresentada a tela de entrada de dados. Aumente a parte visível da planilha, de modo que a coluna de predecessoras fique à mostra (coloque o ponteiro do mouse sobre a Barra Separadora Vertical, clique, segurando o botão do mouse e arraste para a direita.
Feito isso, agora é só digitar os dados do projeto. Clique na coluna Task Name (Nome da Tarefa), na Área para Tabelas, e digite o nome da primeira atividade. Depois clique na coluna Duration (Duração) ou pressione a tecla TAB, e digite a duração da tarefa, que deve ser informada por um número seguido de uma letra. A letra indica a unidade de tempo a ser considerada, de acordo com a tabela abaixo:
Unidade de tempo Letra a utilizar
Minutos m
Horas h
Dias d
Semanas s
Meses me
Anos an
Para a primeira atividade, por exemplo, digite 8h, indicando duração de 8 horas. Caso não tenha certeza do tempo de duração da atividade, você pode digitar o símbolo “?” após a letra (por exemplo, 8h?). Dessa forma, o MS Project entende que trata-se de estimativa. Quando possuir o valor correto, basta digitar o tempo de duração sem o símbolo “?”.
Observe que ao digitar o tempo de duração, o MS Project automaticamente calcula o valor das colunas Start (Início) e Finish (Término). Portanto, você não deve digitar nada nestas colunas. A próxima coluna a digitar é a Predecessors (Predecessoras). Nesta coluna, digite o código da(s) atividade(s) precedente(s) à que você está cadastrando. Caso haja mais de uma atividade precedente, separe-as com ponto-e-vírgula (;).
A coluna seguinte é a Resource Names (Nome dos Recursos). Nesta coluna deverá ser informado o nome dos recursos a serem utilizados para a realização das atividades. Como no nosso exemplo não faremos alocação de recursos, esta coluna será explicada mais adiante.
Observe agora a Área Gráfica (ao lado da planilha) e veja que o MS Project automaticamente vai montando o Gráfico de Gantt. À medida em que você informa cada atividade, ela vai sendo plotada no gráfico, bem como a indicação das relações de precedência entre elas.
O Diagrama da Rede
Além do Gráfico de Gantt, podemos visualizar o projeto através do Diagrama da Rede, que nos mostra a precedência entre as tarefas (este diagrama também é chamado Diagrama de Precedências). Para isso, na Barra de Modos clique no botão Network Diagram (Diagrama da Rede).
Salvando o Projeto
Para salvar o projeto criado, siga o seguinte procedimento (que é o mesmo para todos os programas Microsoft):
Clique em File (Arquivo) no Menu de Opções
Selecione a opção Save (Salvar)
Digite o nome do arquivo
Clique no botão Save (Salvar)
Após clicar no botão Save (Salvar), o MS Project apresentará a seguinte janela:
Salvamento Automático
O MS Project pode ser programado para salvar o projeto a cada intervalo de tempo. Para isso, clique em Tools (Ferramentas) no Menu Principal, selecione a opção Options... (Opções...), clique na guia Save (Salvar) e informe o intervalo de tempo desejado (em minutos). Este procedimento é importante, pois em caso de falta de energia ou problema no programa (aquela maldita mensagem “Este programa efetuou uma operação ilegal e será fechado”) o seu trabalho não será totalmente perdido.
A DURAÇÃO DO PROJETO
Após fornecer os dados de um projeto, desejamos saber qual a sua duração total. Esta informação está disponível na tela Estatísticas. Para acessá-la, clique em Project (Projeto), no Menu Principal, selecione a opção Project Information (Informações sobre o projeto) – observe que esta é a tela apresentada ao iniciar-se um projeto – e clique no botão Statistics... (Estatísticas...). apresenta a tela de Estatísticas.
O MS Project automaticamente calcula as datas de um projeto (inclusive de todas as tarefas) sempre que se efetua alguma alteração de dados. Para isso são utilizadas as Informações sobre o projeto.
Cálculos de Datas no MS Project
No MS Project, as principais datas de planejamento de uma tarefa são as seguintes:
Início: Early Start (Início Mais Cedo) – primeira data de início
Término: Early Finish (Término Mais Cedo) – primeira data de término
Início atrasado: Late Start (Início Atrasado) – última data de início
Término atrasado: Late Finish (Término Mais Tarde) – última data de término
Calendário de Trabalho
As informações referentes aos dias e horários de trabalho constituem o que se chama Calendário de Trabalho. Para acessá-las, clique em Tools (Ferramentas), no Menu Principal, selecione a opção Change Working Time... (Alterar o período de trabalho...). deverá aparecer uma tela como a apresentada na
Observação:
É possível informar que uma tarefa deve ser executada na forma de “dias corridos”, sem ser necessária a alteração do calendário. Neste caso, deve-se digitar, por exemplo, 3dd no campo Duração da citada tarefa.
Modelo Probabilístico
O MS Project permite a entrada de dados no chamado “modelo probabilístico”. Nesta opção, você informa a duração otimista, a esperada e a pessimista para cada tarefa. para acessá-la, clique em View (Exibir), no Menu Principal, aponte para Table... (Tabela...), selecione More Tables... (Mais tabelas...) e selecione PA_PERT_Entry (Planilha de Entrada para PERT PA). A tabela da Figura 3.3 deverá aparecer.
Cada duração do modelo probabilístico tem um peso padrão:
Duração Otimista (Optimistic Duration) - DO: Peso padrão = 1
Duração Esperada (Expected Duration) - DE: Peso padrão = 4
Duração Pessimista (Pessimistic (Duration) - DP: Peso padrão = 1
Os pesos padrões podem ser alterados pelo usuário. Para isso, clique em View (Exibir), no Menu Principal, aponte para Toolbars (Barras de Ferramentas) e selecione PERT Analysis (Análise PERT). Na barra de ferramentas que será exibida, clique no botão Set PERT Weights (Níveis de importância PERT). A partir da duração definida, o MS Project calculará a duração mais provável (DMP) da seguinte maneira:
DMP = (1 x DO + 4 x DE + 1 x DP) / 6
Quando o cálculo é solicitado – clique no botão Calculate PERT (Calcular PERT) na barra de ferramentas Análise PERT -, o valor de DMP substitui o campo Duração das tarefas.
CUSTOS
Certamente, o custo é um importante aspecto no gerenciamento de projetos. No MS Project os custos devem ser definidos diretamente nas tarefas, nas seguintes modalidades:
Custo fixo da tarefa;
Custo dos recursos que estão alocados às tarefas
Custos Fixos
Chama-se Custo Fixo de uma tarefa ao valor que é fornecido independentemente de sua duração ou dos recursos que a tarefa vai utilizar. Para utilizar custos em tarefas no MS Project, deve-se inicialmente defini-los na tabela Custo. Para isso, clique em View (Exibir), aponte para Table... (Tabela...) e selecione Custo (Cost).
As colunas da tabelas têm o seguinte significado:
Fixed Cost (Custo Fixo):
• • Para atividades planejadas é igual ao custo planejado
• • Para atividades completadas é igual ao custo real
• • Para atividades em andamento é igual ao custo planejado + o custo real
Fixed Cost Accural (Acumulação de Custo Fixo): têm-se as seguintes opções:
• • Start (Início): o valor do custo é lançado no momento de início da tarefa;
• • End (Fim): o valor do custo é lançado no momento de término da tarefa;
• • Prorated (Rateado): o valor do custo é rateado no período de execução da tarefa.
Total Cost (Custo Total): é um valor calculado pelo programa e representa o valor total do custo da tarefa (custo fixo + custos dos recursos);
Baseline (Linha de Base): é o custo “congelado” em uma determinada data. É calculado como a soma do custo fixo com os custos de todos os recursos (tal como Custo total);
Variance (Variação): representa a variação entre o custo estimado da Linha de base e o custo fixo;
Actual (Real): custo verdadeiro da execução da tarefa;
Remaining (Restante): custo restante
Um Exemplo de Custo Fixo
Vamos acrescentar ao nosso projeto exemplo informações de custo, como mostra a tabela abaixo:
Código Atividade Precedência Imediata Tempo
(Horas) Custos
(R$)
A Verificar partes com defeito (com a máquina em operação) - 8 40
B Desmontar a máquina deixando as partes sobre a fundação A 10 300
C Transportar partes da máquina até a oficina de reparo B 4 90
D Desmontar fundação antiga C 6 180
E Consertar as partes da máquina na oficina C 18 500
F Construir nova fundação D 15 930
G Transportar partes reformadas até a fábrica E 4 90
H Montar a máquina G 15 600
I Posicionar máquina montada sobre a nova fundação H, F 3 150
J Efetuar os teste finais I 2 10
Para entrar com as informações de custo, siga as opções apresentadas no item Custos Fixos. Aparecerá a tela da Figura 2.15 e você deverá digitar os dados na coluna Fixed Cost (Custo Fixo). Dessa forma, o MS Project passará a considerar as informações de custo do seu projeto.
RELATÓRIOS
Diversos relatórios podem ser emitidos pelo MS Project. Eles contêm uma série de informações sobre o projeto que não aparecem nos diagramas. Para acessar as opções de relatórios, clique em View (Exibir) no Menu Principal e depois selecione a opção Reports... (Relatórios...). Aparecerá uma janela como a mostrada na Figura 5.1:
Esta janela apresenta as categorias de relatórios. Clicando na categoria desejada, você poderá ver as opções de relatório propriamente ditas clicando no botão Select (Selecione). São as seguintes as categorias e respectivos relatórios disponíveis:
Overview (Visão Geral) – fornecem uma visão geral do projeto
Project summary (Resumo do projeto)
Top-Level Tasks (Tarefas de nível superior)
Critical Tasks (Tarefas críticas)
Milestones (Etapas)
Working Days (Dias úteis)
Current Activities (Tarefas Atuais)
Unstarted Tasks (Tarefas não iniciadas)
Tasks started soon (Tarefas com início breve)
Tasks in Progress (Tarefas em andamento)
Completed Tasks (Tarefas concluídas)
Should Have Started Tasks (Tarefas que deveriam ter iniciado)
Slipping Tasks (Tarefas adiadas): tarefas que foram empurradas para a frente devido a um atraso de outras tarefas
Costs (Custos)
Cash Flow (Fluxo de Caixa): mostra os custos de forma distribuída no tempo
Budget (Orçamento): listagem das tarefas, atribuições, seus custos, datas etc.
Overbudget Tasks (Tarefas com orçamento estourado)
Overbudget Resources (Recursos com orçamento estourado)
Earned Value (Valor Acumulado): mostra o desempenho do projeto
Assignments (Atribuições)
Who Does What (Quem faz o que)
Who Does What When (Quem faz o que quando)
To-do List
Overallocated Resources
Workload (Carga de Trabalho)
Task Usage
Resource Usage
Custom (Personalizados)
Uma vez selecionada a categoria e dentro da categoria o relatório a imprimir, clique no botão Select (Selecione) e o relatório será emitido. Primeiramente, será apresentado na tela. Caso queira realmente imprimir, clique no botão Print... (Imprimir...), que aparece no alto da tela.
O GanttProject.org é um software gratuito e OpenSource.
Sua utilidade é gerenciar projetos. O software foi desenvolvido por universitários Franceses.
Características Gerais da Ferramenta
Descrição: Ferramenta de gerência de projetos, que possibilita sua utilização através do gráfico de Gantt.
Sistema Operacional: GNU/Linux – Microsoft Windows - MacOSX
Requisitos de Sistema: Java instalado na máquina em que será utilizada a ferramenta.
Requisitos de Usuário: Conhecimentos básicos de inglês.
Interface: Interface gráfica desktop.
Licença: Open Source
Download: http://www.ganttproject.biz/download
Plataforma: Desktop
Registro e Licenciamento
O GanttProject é uma ferramenta Open Source, e tem seu core e plugins licenciados através da GPL 2.0, podendo ser utilizada por qualquer usuário, desde que respeitando a sua licença.
Não é necessário qualquer cadastro para a utilização da ferramenta.
O GanttProject é uma ferramenta Open Source, e tem seu core e plugins licenciados através da GPL 2.0, podendo ser utilizada por qualquer usuário, desde que respeitando a sua licença.
Não é necessário qualquer cadastro para a utilização da ferramenta.
Instalacao
Para instalar o GanttProject, é só fazer o download do arquivo ZIP no site
http://ganttproject.sourceforge.net/download.php ou o executável ou ainda o RPM.
Criando um novo projeto
Ao clicar em Projeto – Novo, uma segunda janela aparecerá, onde existe 3 passos para atribuir ao projeto:
- Nome
- Organização
- Link para a web
- Descrição do seu projeto
- Calendário.
Recursos (Pessoas)
Os recursos do GanttProject são pessoas que estarão disponíveis ao projeto, sendo possível:
- Adicionar
- Excluir
- Acessar as propriedades
- Enviar e-mail e importar.
Tarefas
O projeto pode ser dividido em várias tarefas, que também podem ser subdivididas, para fins de uma melhor organização.
Ao acessa as “Propriedades da Tarefa”
O usuario pode:
- Criar
- Excluir
- Editar
RECOMENDAÇÕES
Conforme dissemos na apresentação, este trabalho apresenta apenas uma pequena parte dos diversos recursos disponíveis pelo MS Project. Caberá a você verificar as diversas opções existentes e suas aplicações. Para isso, conte com a ajuda de livros ou cursos específicos.
BIBLIOGRAFIA
Este trabalho foi baseado e contém trechos do seguinte livro:
PRADO, Darci. Usando o MS Project em Gerenciamento de Projetos. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 1998
Apresentação desenvolvida pelos universitários do curso de Analise de Sistemas
William Ribeiro do Ra.: 0919453818
Tiago Pinto do Ra.:0924437995
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