quinta-feira, 31 de março de 2011

[Seminário] Metodologias Ágeis

Metodologias Ágeis
Uma Visão Prática

Tatiane Regina Baldin _ 0940481012
Flávio Roberto Pereira _ 0991003869


• Do que se trata:
Avaliação da presença das metodologias ágeis no mercado de desenvolvimento de software. Verificando quantitativamente alguns pontos de interesse, identificando o estado atual do movimento ágil e a pouca disponibilidade de estudos de caso que possam ser usados como fonte sistemática de resultados para comparação.
• Para que serve:
Fornecer subsídios para o processo de escolha de uma metodologia de desenvolvimento a ser adotada por uma empresa de software através de uma avaliação crítica das informações disponíveis sobre os resultados da aplicação das metodologias ágeis em projetos reais de desenvolvimento.
• Em que situação o tema é útil:
As metodologias ágeis como o Estreme Programming (XP), e o Scrum, entre outras tem despertado atenção crescente do mercado. Esse movimento baseado no ciclo de desenvolvimento incremental e interativo está focado na colaboração do cliente, no valor dos indivíduos e na adaptação das mudanças, tendo mostrado ganhos de produtividade nos mais diversos tipos de projeto de desenvolvimento de software.

• A escolha da metodologia mais adequada para o desenvolvimento de software em uma organização não é uma tarefa trivial. As metodologias ágeis têm despertado o interesse do mercado, apresentando evidencias de melhorias na produtividade, mas, para que possam ser efetivamente usadas em larga escala, precisam provar alguns de seus pontos de vista. Procuramos verificar quantitativamente alguns pontos de interesse identificando a presença das metodologias ágeis no mercado, o estado atual do movimento ágil e a pouca disponibilidade de estudos de caso que possam ser usados como fonte sistemática de resultados para comparação.


• Introdução:
A maior parte dos projetos de desenvolvimento de software pode ser descrita simplesmente como “programar e corrigir”, sendo desenvolvidos sem planejamento ou uma fase organizada de design do sistema. Disso usualmente decorre uma grande quantidade de erros, os quais precisam ser resolvidos, em uma longa etapa que sempre estende o prazo inicialmente proposto. O movimento original de melhoria no setor foi o que introduziu a noção de metodologia, ou seja, uma abordagem disciplinada para o desenvolvimento de software como objetivo de tornar o processo mais previsível e eficiente.
• Importância dos estudos para o mercado:
As idéias relativas ao movimento ágil têm sido rapidamente disseminadas pela comunidade e desenvolvimento. Todavia, mesmo que os desenvolvedores avaliem, de forma favorável, técnicas como o desenvolvimento incremental e a programação orientada a testes, sugerindo a adoção de uma metodologia ágil, essa decisão ainda tem que ser tomada pela organização na qual estão inseridos. Para isso se faz necessário uma argumentação quantitativa.
Na curva de Adoção de Tecnologia introduz o conceito de “decisão sobre a inovação”, o qual indica que um grupo (ou individuo) procura determinar as vantagens e desvantagens de uma inovação, com o objetivo de reduzir a incerteza antes de sua adoção. A partir disso, descreve cinco categorias sociais, determinadas com base no seu grau de adoção das inovações. Os “inovadores” são os que mais facilmente adotam as inovações e, para a direita do gráfico, cada grupo apresenta uma resistência maior, terminando com os “tardios”, menos afeitos à adoção de qualquer inovação.

• Existe uma grande mudança na percepção do mercado, nos dois lados do “abismo” apontado nessa curva. As empresas à direita do abismo possuem uma expectativa significativamente diferente daquelas à esquerda da curva. As empresas do lado esquerdo do abismo estão mais interessadas em novas idéias e mais propensas a aceitar riscos, enquanto que as empresas no lado direito são mais conservadoras e preferem aguardar por uma prova de que a idéia realmente funciona.

• Segundo uma pesquisa realizada pela empresa DigitalFocus (www.digitalfocus.com) e apresentada em um dos eventos mais importantes da comunidade ágil, a Agile 2006, o interesse nas metodologias de desenvolvimento ágil está crescendo, com 81% das empresas adotando uma metodologia ágil ou procurando por uma oportunidade para fazê-lo. Essa pesquisa a qual coletou informações de 136 profissionais, provindos de 128 empresas de diferentes portes, teve como objetivo identificar os fatores chave envolvidos na adoção das metodologias ágeis, sob o ponto de vista técnico e gerencial.

• Fatores de adoção de uma metodologia ágil:


• Com relação às barreiras para a adoção do desenvolvimento ágil, no início o principal motivo citado era a falta de apoio por parte das gerências e da organização como um todo. Agora, isso não é mais tão importante. A falta de profissionais qualificados para o desenvolvimento ágil e a resistência dos próprios desenvolvedores á mudança são agora apontados como os principais fatores.


• Conclusões:

A escolha da metodologia mais adequada para o desenvolvimento de software em uma organização, levando em consideração os inúmeros fatores envolvidos, não é uma tarefa trivial. Por outro lado, é um fator preponderante para o sucesso da organização. Embora um bom processo possa garantir o sucesso de um projeto, certamente a adoção de um processo inadequado pode comprometê-lo. O movimento ágil ainda de ser classificado como uma inovação, embora alguns dados já apontem para um novo cenário, no qual o desenvolvimento ágil está em um momento de inflexão, passando a ser defendido também na esfera gerencial das organizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário