quinta-feira, 17 de março de 2011

[Seminário]

Faculdade Anhanguera Educacional
Unidade 3


Engenharia de Software – Seminario:

Nomes: Eduarda S. Buzzo ------------------------------RA: 0950394
Marcio J. Roberto--------------------------------RA:0950045

Analise Quantitativa de Riscos e
Suas Técnicas


Análise Quantitativa de Riscos é o processo de análise matematica dos riscos identificados e do efeito sobre as objetividades do projeto global. Na base dos resultados da Análise Qualitativa do Risco obtem-se os riscos que foram priorizados e a analise dos efeitos desses eventos e é possivel gerar uma classificação numérica para esses eles. Ou seja ela é quem é a responsável pela avaliação simultânea de todos os riscos do projeto. E alertar o gerente de projetos e o cliente. Depois de alertar o gerente e o cliente, dos riscos importantes deve mostrar as oportunidades de melhoria para o projeto.



A AQR é um metodo antigo com mais de 50 anos, e combina as distribuições baseadas nos relacionamentos dos modelos. Ela guarda os resultados p/ ser mostrado depois.


Os riscos são convertidos matematicamente ou computacionalmente (numeros), isso provem da probabilidade ou conseguencias e o comportamento dos riscos.
Para identificar os riscos temos algumas das técnicas utilizadas:

• Entrevista;
• Analise de Sensibilidade;
• Analise do Valor Monetário Esperado;
• Analise da Arvore de Decisão e Simulação de Monte Carlo;




Entrevista:
Ela é semelhante as de identificação de riscos
diferença que na identificação de riscos tem como objetivo principal quantificar a probabilidade e conseguencias dos riscos, já a AQR os dados qualitativos e quantitativos PARA os Riscos
Analise de Sensibilidade
A Análise de Sensibilidade consiste num estudo efectuado em análises de viabilidade com o objectivo de determinar o grau de variação dos resultados e dos indicadores de viabilidade de um determinado projecto face a alterações nas variáveis mais relevantes para a determinação da viabilidade, nomeadamente variações nos preços de venda, variações nos preços de custo, variações nas quantidades vendidas e variações nas quantidades dos inputs. A análise de sensibilidade permite, desta forma, traçar diversos cenários na análise da viabilidade do projecto e verificar até que ponto a viabilidade do projecto se mantém face a alterações, com diversos graus de intensidade, nas suas variáveis mais importantes.

EXEMPLO UMA VARIAÇÃO DE + 10% NOS PREÇOS DE VENDA
onde se pensou hipoteticamente no aumento de 10% do preço de venda e na redução de 10% sobre o mesmo, alterando dessa forma a receita total e tendo como resultado possíveis lucros e/ou prejuízos.

Analise do valor Monetario Esperado

Uma técnica estatística que calcula o resultado médio quando o futuro inclui cenários que podem ou não acontecer. Uma utilização comum desta técnica está na análise da árvore de decisão. É recomendável usar modelagem e simulação para a análise de risco de custo e cronograma, pois são mais poderosas e menos sujeitas a aplicações inadequadas que a análise do valor monetário esperado.

Exemplo de uma analise:



Analise da Árvore de Decisão

Visualização Gráfica de caminhos que poderam ser seguidos numa tomada de decisão.



Simulação de Monte Carlo

O método de Monte Carlo tem sido utilizado há bastante tempo como forma de obter aproximações numéricas de funções complexas. Este método tipicamente envolve a geração de observações de alguma distribuição de probabilidades e o uso da amostra obtida para aproximar a função de interesse