quinta-feira, 17 de março de 2011

[Seminário]




QUALIDADE DE SOFTWARE







Orientadora: Tânia Ramires

Acadêmicos: Jéssica B. B. Leonardo
Rodrigo campagnoli Correa


VISÃO DO USUÁRIO

· Devemos priorizar o cliente, pois serão as necessidades deles que iremos atende.



· Ele quem determina o que precisa e vê se realmente está tendo função e melhora para empresa.



· O usuário é um fator determinante para a construção de sistemas de maior qualidade.




VISÃO DO USUÁRIO


· Avaliação do usuário:

I. As funcionalidades estão disponíveis e são executadas eficientemente;

II. O software funciona corretamente em imprevistos;


III. O software é seguro, evita que pessoas ou sistemas não autorizados tenham acesso as informações;

IV. É fácil de usar ou requer muito treinamento;


V. É fácil de integrar com outros sistemas existentes.


VISÃO DO USUÁRIO

O suporte ao usuário é complexo e deve incluir:

· Documentação para o usuário, incluindo ajuda on-line;

· Empacotamento e distribuição organizados;

· Implementação e customização de serviços e consultas;

· Treinamento;

· Assistência help-desk;

· Relatórios de erros e correções;

· Melhoramento do software.


VISÃO DO USUÁRIO

Dedicação à satisfação do cliente
Qualidade fala sobre a satisfação do cliente. Produzir um produto de qualidade é uma parte importante para garantir a satisfação e atenção do cliente. Isto inclui:

· Esforçar-se ao máximo para entender as necessidades do cliente no produto e no suporte;

· Escrever um contrato que reflitas estas necessidades;

· Prever suporte pós-venda para igualar requisitos ou expectativas;

· Vigiar os contatos com os clientes. A primeira impressão é a que fica.


QUALIDADE DE SOFTWARE


Conceituar a qualidade de fato é uma tarefa complexa,

no Desenvolvimento de Software, a qualidade pode ser

entendida como um conjunto de características a

serem satisfeitas, de modo que os produtos atendam

as necessidades de seus usuários. Entretanto a

satisfação nem sempre é alcançada.

Assim a qualidade do produto depende muito do seu

desenvolvimento.


QUALIDADE DE SOFTWARE

Há algumas razões que devem ser consideradas:
Qualidade e Competitividade: Para se destacar o produto depende da qualidade e do suporte oferecido aos usuários, os usuários não querem apenas que empresas digam que tem qualidade, mas prove sua qualidade com certificações.
Qualidade essencial para a sobrevivência: Se a empresa não tiver habilidade de sobrevivência, ela esta devendo no mercado.
Qualidade é essencial para o mercado internacional: A habilidade de a empresa mostrar sua qualidade possibilita sua colocação no mercado.
Qualidade é custo/beneficio: Um sistema de qualidade direciona para o aumento de produtividade e redução de custos.
Qualidade retém consumidores e aumenta lucros: Pouca qualidade normalmente custa mais, a maioria dos usuários não toleram falta de qualidade, e caso isso ocorra eles procuram outro desenvolvedor.



Importância dos requisitos na qualidade de Softwares
Norma
Comentário
ISO 9126
Características da qualidade de produtos de software.
NBR 13596
Versão brasileira da ISO 9126
ISO 14598
Guias para a avaliação de produtos de software, baseados na utilização prática da norma ISO 9126
ISO 12119
Características de qualidade de pacotes de software (software de prateleira, vendido com um produto embalado)
IEEE P1061
Standard for Software Quality Metrics Methodology (produto de software)
ISO 12207
Software Life Cycle Process. Norma para a qualidade do processo de desenvolvimento de software.
NBR ISO 9001
Sistemas de qualidade - Modelo para garantia de qualidade em Projeto, Desenvolvimento, Instalação e Assistência Técnica (processo)
NBR ISO 9000-3
Gestão de qualidade e garantia de qualidade. Aplicação da norma ISO 9000 para o processo de desenvolvimento de software.
NBR ISO 10011
Auditoria de Sistemas de Qualidade (processo)
CMM
Capability Maturity Model. Modelo da SEI (Instituto de Engenharia de Software do Departamento de Defesa dos USA) para avaliação da qualidade do processo de desenvolvimento de software. Não é uma norma ISO, mas é muito bem aceita no mercado.
SPICEISO 15504
Projeto da ISO/IEC para avaliação de processo de desenvolvimento de software. Ainda não é uma norma oficial ISO, mas o processo está em andamento.
Medindo a qualidade dos Softwares
A norma ISSO/IEC 12119 tem o objetivo de estabelecer os requisitos de qualidade dos softwares, estabelecendo os seguintes pontos.
1- Descrição do produto compreensível e completa para ajudar o usuário.
2- Documentação do usuário de fácil compreensão.
3- Identificação do tipo do tipo de interface com usuário.
4- Instrução detalhada sobre como instalar o produto.
5- Possibilidade de verificar se a instalação foi bem sucedida.
6- Especificação de limites para quantidade de registros e entradas.
7- Operação normal, mesmo quando os dados informados estão fora dos limites específicos.
8- Fácil vocabulário entre mensagens e documentação.
9- Mensagens de erros com informações necessárias .
10- Diferenciação de mensagens de confirmação e erro.
11- Clareza e padronização nos formatos de tela.
Avaliando a Qualidade do Software


Repetível – resultados idênticos devem ser obtidos ao avaliar um software varias vezes, utilizando a mesma especificação de avaliação.

Reprodutível – resultados idênticos devem ser obtidos ao avaliar um mesmo produto repetido vezes, considerando a mesma especificação de avaliação.

Objetivo – Os resultados da avaliação devem ser baseados em fatos e evidências, isto é, não devem ser influenciados por sentimentos ou opiniões de avaliad







BIBLIOGRAFIA


· SANDERS, Joc e CURRAN, Eugene. Software Quality. AddisonWesley, 1994.
· http://www.sei.cmu.edu/cmm/cmm.html
· http://www.ISO_online.com.


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