quinta-feira, 24 de março de 2011

[Seminário] Seminário - Comunicação no Processo de Software

Engenharia de Software
A Comunicação no Processo de Software
5º Semestre - TADS
FAC 3 – Campinas 2011
· Por mais técnico que possa ser, o desenvolvimento de software exige processos comunicacionais. E ainda assim, a comunicação tende a ser pouco clara entre desenvolvedores e clientes.
· Os erro mais comum na comunicação entre desenvolvedores e clientes é a falta de sinergia entre as diferentes áreas da empresa (comercial e técnica, por exemplo).
· O importante é termos em mente que a razão do trabalho que está sendo desenvolvido é uma necessidade do cliente a ser suprida e que o processo de comunicação é o nosso maior aliado para que o objetivo seja alcançado.
Num processo de software, tanto no desenvolvimento de um sistema quanto na manutenção de um existente, as atividades relacionadas à etapa de levantamento de requisitos representam um papel fundamental exatamente por constituírem o alicerce para as fases subsequentes de desenvolvimento.
O Levantamento de Requisitos reflete as necessidades de um usuário e descrevem o que o sistema deve fornecer. Sendo assim, este processo não é apenas técnico, mas também social entre o usuário e o analista. Não deve haver ruído na comunicação, isso pode acarretar muitas dificuldades para o desenvolvimento e/ou manutenção do sistema.

O Processo da Comunicação

Grande parte das dificuldades de entendimento vem da forma como cada um interpreta os fatos e a comunicação.
O ruído é uma interferência que prejudica a transmissão da mensagem e distorce o seu significado.
É necessário haver um feedback, a certeza de que o receptor recebeu a mensagem e a compreendeu, tornando a comunicação eficaz.
· Do ponto de vista organizacional, a comunicação tem o propósito de coordenar e orientar as metas propostas. Essa troca permite o entendimento do que deve ser feito e como.
· A comunicação nas organizações dificilmente ocorrem SEM problemas.
Há fenômenos de transformação (ou ruído) que ocorrem no decorrer desse processo:
· Omissão: ocultação de conteúdo da mensagem;
· Distorção: alteração de conteúdo da mensagem;
· Sobrecarga: incapacidade de processar o volume de informações omitindo e/ou distorcendo o conteúdo da mensagem.
O Processo de Software
O desenvolvimento de software se dá seguindo etapas predefinidas que não se iniciam antes do término da etapa anterior, embora na prática, observe-se que essas etapas se sobrepõem e trocam informações entre si.
Um método muito utilizado neste processo é o Ciclo de Vida ou Modelo em Cascata (para sistemas grandes e complexos) com documentação mais consistente:
Uma compreensão completa dos requisitos do sistema de informações é fundamental para um bem-sucedido desenvolvimento de sistemas, se for mal especificado não atenderá as necessidades do usuário e trará aborrecimentos e retrabalho ao desenvolvedor.
A entrevista é composta de questões formuladas pelo analista, derivando os requisitos das respostas dadas pelo usuário.
Num ambiente em que o desenvolvimento e a pronta entrega são as premissas para um sistema, o Ciclo de Vida clássico talvez não seja a metodologia mais adequada.
Surge então os Métodos Ágeis de Software (para pequenos sistemas) que enfocam principalmente a especificação, o projeto e a implementação de software, envolvendo o usuário em praticamente todas as fases do processo e comunicando-se com toda equipe por ser um processo interativo, fazendo com que as mudanças sejam em tempo real.
O Extreme Programming é o método ágil mais conhecido, assim como Scrum, Crystal entre outros. Todos tem em comum o desenvolvimento iterativo, onde cada iteração é uma etapa do projeto que vai sendo validado e incrementado a cada etapa, garantindo que as mudanças sejam bem vindas e que o sistema seja entregue num prazo mais curto, de acordo com as necessidades do usuário.
Conclusão:
Todas as pessoas envolvidas no processo de software, desde usuários até analistas e desenvolvedores, devem conhecer o processo de comunicação, seu funcionamento e sua técnica. Habilidades de ouvir, falar e valorizar a pessoa com quem se comunica é muito importante, não esquecendo o cuidado com o ruído e nunca deixando de dar feedback.É imprescindível que toda e qualquer interação entre usuário e analista prime pela clareza na comunicação, independente do método de desenvolvimento de software utilizado.
Bibliografia:
Referências de URL:
http://tecnociencia.etikweb.com/Article-48-Projecto+de+Software.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento_%C3%A1gil_de_software
http://www.devmedia.com.br/post-16807-Artigo-Engenharia-de-Software-24-A-Comunicacao-no-Processo-de-Software.html
Elisangela Ribeiro Campos RA 0991003700
Juliana Teixeira de Muno RA 0901350583

Nenhum comentário:

Postar um comentário